PODOPOSTUROLOGIA
A Podoposturologia é uma ciência que estuda a influência dos pés sobre as alterações funcionais e posturais do corpo humano. É um método terapêutico que visa a reprogramação postural através da prescrição de palmilhas (posturais) e termomoldáveis (conforto e absorção de impacto).
Segundo a Podoposturologia, as alterações ao nível das arcadas e apoios plantares podem comprometer várias articulações num mecanismo de lesão ascendente, predispondo essas regiões a quadros álgicos (dores) e processos inflamatórios.
Neste sentido, quando são identificados alterações anatómicas que conduzem às assimetrias posturais, são aplicadas palmilhas corretivas (à media) a fim de ativar o sistema proprioceptivo, estimulando a reação do fuso neuromuscular, e promovendo ajustes biomecânicos com impacto direto no controlo motor do paciente.
Os pés fazem parte de um dos sistemas responsáveis pelo controlo da postura, é sobre a base de apoio fornecida pelos pés que são enviadas informações para o Sistema Nervoso Central que influenciam a regulação postural.
Neste sentido, a aplicação das palmilhas corretivas trás os seguintes benefícios;
- Diminuem o quadro álgico (dores) do paciente;
- Ajudam a corrigir a postura;
- Atenuam as curvaturas das costas;
- Corrigem bloqueios biomecânicos;
- São feitas à medida de cada paciente;
- Têm acompanhamento clínico e técnico durante a garantia;
- Promovem o bem-estar
A podoposturologia é indicada para todas as pessoas que tenham dores agudas ou crónicas desencadeadas por motivos de más posturas, ou assimetrias corporais.
Uma má pisada pode ser responsável por dores nos pés, joelho, bacia, coluna lombar, torácica, cervical, etc… , daí que seja relevante aferir até que ponto as dores não têm a sua causa primária no apoio plantar.
Neste sentido, as palmilhas corretivas irão contribuir para uma melhoria mais rápida e eficaz da sintomatologia dolorosa.
A aplicação da palmilha corretiva tem como objetivo:
- Diminuir os desequilíbrios de tónus muscular;
- Busca corrigir assimetrias ou alterações posturais;
- Dismetria dos membros (perna curta funcional ou congénita)
- Fasciítes plantares;
- Alterações dos arcos plantares (pé plano ou “chato”, pé cavo)
- Assimetrias nos joelhos (joelhos varos ou valgos);
- Desportistas (melhora a performance);
- Melhorias na pisada e no conforto do pé;
- Ajustar as alterações nas informações que perturbam o equilíbrio e a postura;
Alguns exemplos:
- Perca curta estrutural;
- Perna curta congénita;
- Joelhos Varos/Valgos
- Pés pronados/Supinados
O tratamento com a Podoposturologia não é realizado de forma isolada, mas sim em complementaridade das técnicas de Osteopatia e Quiropraxia. Isto requer que o paciente passe por uma primeira fase de diagnóstico diferencial de forma a garantir que as dores ou má postura que tem, decorrem de alterações nos pés.
A confecção das palmilhas passa por uma avaliação postural criteriosa onde se observa o equilíbrio do tónus entre as cadeias musculares e são valorizadas todas as alterações do alinhamento postural. Além da postura, também o apoio do pé é avaliado num podoscópio para que, de forma objectiva, seja possível determinar as diferenças na distribuição da carga no pé.
A podoposturologia pressupõe um correcto estímulo no pé e contribui para uma boa integração postural. Assim, são colocados elementos no pé que vão estimular pontos específicos e vão activar o sistema postural, conduzindo a reacções no corpo que promovem ajustes e tornam a postura mais harmoniosa.
Após a avaliação e teste dos diferentes elementos as palmilhas são confeccionadas com as características específicas de cada pessoa. Este método oferece uma resposta específica para cada pessoa, considerando as suas características posturais, diferenciando-se pela capacidade de agir de forma individual e exclusiva.
O tratamento é feito através de palmilhas proprioceptivas que são reavaliadas periodicamente para que sejam ajustadas e, assim, possam continuar a dar resposta às necessidades posturais e às alterações que são promovidas.
Todas as nossas palmilhar têm acompanhamento clínico e técnico durante a garantia.
Artigos Relacionados